Em Busca por Maior Produtividade – Google Agenda e Google Keep



Por Vicente Tadeu Marchi.*

Num mercado cada vez mais competitivo, a necessidade de se reinventar é verdade, tanto para empresas como para profissionais de qualquer setor.


Tornar-se competitivo passa por melhorar a performance, e ter o controle das atividades, dentro de um contexto em que esse tempo parece estar cada vez menor para o que se tem que fazer.

Nessa busca sempre crescente por maior produtividade, no âmbito profissional, a primeira providência é ter cada vez mais controle do que se faz, organizando-se de tal sorte que todas as atividades estejam descritas de modo a serem executadas conforme as prioridades estabelecidas.

O planejamento diário das atividades gera a previsibilidade necessária que leva a resultados positivos e um sentimento de realização importante. E uma ferramenta fundamental para esse planejamento diário: a Agenda.

Utilizar uma agenda convencional é um bom começo, porém com o surgimento dos smartphones, ficou mais fácil controlar os compromissos e outras atividades. Com o objetivo de auxiliar, vou descrever como faço o controle das minhas atividades com o uso do meu notebook e do meu smartphone.

Como já disse em outro artigo aqui no Blog do Android, utilizo o Samsung Galaxy X como equipamento móvel e o notebook como equipamento fixo, onde compartilho informações entre os dois aparelhos.

Depois de testar várias agendas eletrônicas, optei por utilizar o Google Agenda que já vem disponível no Galaxy X







A facilidade de se utilizar uma agenda eletrônica é que os lançamentos são digitados diretamente do teclado do smartphone e as alterações/repetições podem ser feitas rapidamente apenas com mudanças dos campos necessários. Pronto.


Conforme fui utilizando o Google Agenda fui conhecendo novas funcionalidades, até descobrir que o Google agenda do smartphone pode ser sincronizada com o programa do notebook, e a partir de então tudo ficou ainda mais fácil.

Com esta função de sincronismo, os compromissos são lançados em qualquer um dos dois equipamentos e, ao ser sincronizado, o outro é atualizado e as informações estão lá para serem utilizadas.

O uso do Google Agenda nos dois equipamentos melhora a produtividade e a programação das atividades diárias. Qualquer evento novo pode ser feito em um dos equipamentos e depois de sincronizar, o novo evento está disponível no outro. Essa funcionalidade agiliza as tarefas e reduz tempo de digitação porque de um equipamento o evento passa para o outro rapidamente.

O uso de agendas só precisa de um compromisso pessoal e mudança de hábito, para que essa nova atividade seja incorporada ao dia-a-dia com disciplina. Estas são as palavras mágicas –DISCIPLINA PESSOAL.

O uso simultâneo do Google Agenda no smartphone e no notebook é um recurso útil para aquele profissional que deseja e precisa melhorar seu rendimento. Não estou escrevendo para promover o Google, pois eles nem precisam disso, apenas mostro como ferramentas “gratuitas” e “disponíveis”, podem nos ajudar a melhorar a nossa produtividade.

Outra ferramenta gratuita, e que pode ser utilizada e já vem com os smartphones, é o app “bloco de notas”, que tem a finalidade ser utilizado para registros rápidos e descartáveis, como anotações de lembranças que depois são registradas em agendas ou outro meio e eliminadas. São extremamente úteis, principalmente quando não dispomos de papel e precisamos fazer uma anotação qualquer.

Muito úteis, porém, estão no aparelho móvel e se tivermos que passar para um notebook é necessário redigitar o conteúdo. Novamente, o gigante da tecnologia – Google – disponibiliza outro recurso gratuito para os usuários de equipamentos móveis. Um app, contido dentro de seu site – oGoogle Keep.


Este app tem a mesma função do “bloco de notas”, só que, claro com mais vantagens para o usuário. Pode ser acessado de qualquer lugar e sincronizado, sendo que os conteúdos das notas são transferidos de um notebook para um smartphone e vice-versa.

Mas só essa vantagem, claro que não. Você pode colorir cada notinha, adicionar lembrete para avisá-lo no horário, organizar as notinhas em colunas, inserir imagens e transferir as informações para a agenda.

Esse app também ajuda na produtividade, pois elimina aqueles papeizinhos incômodos (post its), que se perdem, são esquecidos e tomam o tempo para serem organizados.

O nosso objetivo é mostrar que a organização pessoal e profissional é possível sem gastos adicionais, mas exige uma alta dose de disciplina, para que novos hábitos sejam criados e mantidos.

No começo, ao se iniciar um processo de reeducação na busca de maior produtividade, as dificuldades aparecem, mas com o passar do tempo os resultados surgem e a prática vai se tornando corriqueira e habitual.

O que desejamos com esses artigos é demonstrar que a tecnologia deve ser nossa aliada na busca de melhores resultados e consequentemente, melhor qualidade de vida, com as atividades organizadas e cumpridas com sucesso e satisfação final em cada dia de trabalho.

Desejamos é que as pessoas não fiquem prisioneiras de seus equipamentos, mas que esses sejam os aliados na melhoria da produtividade, para gerar a possibilidade de maior tempo para atividades mais prazerosas e novos contatos, além de melhoria das relações.

Para encontrar o Google Agenda: https://www.google.com/calendar
Para encontrar o Google Keep: https://drive.google.com/keep/
Para acesso em ambos os endereços acima, se faz necessário uma conta Google.

O sucesso é possível, mas o esforço é inevitável.

Boa sorte a todos!




Neste época em que compartilhamos arquivos e informação com uma velocidade incrível, ao mesmo tempo em que guardamos nossas ¨vidas¨ nestes aparelhos, ocupar toda sua memória ao longo de alguns anos não é um absurdo. Apagar um vídeo para baixar/gravar outro, por exemplo, é algo insuportável para nós, usuários desta tecnologia. Chega a ser inaceitável. Porém saiba que boa parte da memória do seu Android pode estar sendo ocupada desnecessariamente, levando-o a passar por situações como a citada acima ao longo do tempo. Para não correr esse risco, além de cuidar melhor do seu dispositivo, vale a pena seguir as simples e eficazes dicas abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares